Vitamina D
Artigo

Vitamina D

Vitamina D é uma vitamina importante, uma vez que ajuda o nosso corpo na absorção de cálcio proveniente dos alimentos.

Ao contrário de outras vitaminas, o nosso corpo pode produzir esta vitamina por si só. A pele pode produzir vitamina D através da luz solar, mas também pode ser encontrada em óleos de peixe, e em menor grau nos ovos e carne. Os produtos Becel são enriquecidos com vitamina D, para ajudá-lo a atingir a quantidade diária recomendada. 

O QUE É VITAMINA D?

Vitamina D está presente nos seguintes produtos:

Peixe gordo

Ovos

Carne

Margarinas

PORQUE A VITAMINA D É IMPORTANTE?

Como a vitamina D ajuda o nosso corpo na absorção de cálcio da dieta que ingerimos, contribui para a manutenção de ossos e dentes firmes. Também garante o bom funcionamento dos músculos e do sistema imunológico. 

DOIS TIPOS DE VITAMINA D

Existem dois tipos de vitamina D nos alimentos: vitamina D2 e vitamina D3. Radiação UV da luz solar pode criar as duas formas. D3 é formada na nossa pele e na pele dos animais. Vitamina D2 pode ser encontrada em fungos e cogumelos. 

DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS POPULACIONAIS 

Certos sectores da população podem ter uma deficiência de vitamina D mais rapidamente. Os idosos, as crianças pequenas, as mulheres durante a gravidez, as pessoas com uma cor de pele tingida e as pessoas que não saem muitas vezes, recebem conselhos para obter vitamina D. 

O CONSELHO DO CENTRO DE NUTRIÇÃO 

O Centro de Nutrição recomenda receber 10 microgramas de vitamina D por dia, para os idosos são 20 microgramas por dia. Além disso, é aconselhável sentarmo-nos ao sol todos os dias entre quinze e trinta minutos entre as 11h e as 15h.