Refeições equilibradas
Artigo

Refeições equilibradas

No que toca a preparar refeições equilibradas, é importante ter em conta o tipo de alimentos, as proporções e o tamanho das refeições. Estas três dicas fáceis, dizem-lhe como confecionar uma refeição nutricionalmente equilibrada para toda a família.

Dica 1

Cada grupo de alimentos oferece uma determinada combinação de nutrientes. Isto ajuda ao planeamento das suas refeições de modo a incluir, pelo menos, um alimento de cada um destes cinco grupos: legumes/hortícolas e fruta; cereais; leite e derivados; carne/peixe ou equivalentes e gorduras. Desta forma, o objetivo é obter uma combinação dos diferentes nutrientes em cada refeição. Para um pequeno-almoço equilibrado, inclua alimentos quer de quatro, quer dos cinco grupos. Por exemplo, torradas de pão de mistura ou integral com creme vegetal para barrar Becel, um copo de sumo ou uma peça de fruta e um iogurte com baixo teor de gordura.  

Dica 2

Como regra geral, legumes, hortícolas e frutas devem constituir a grande parte da sua refeição. Pense em preencher 1/2 do seu prato com estes saudáveis alimentos. Adicione uma porção de carne magra ou peixe ou alimentos equivalentes – leguminosas (feijão, grão, favas, ervilhas, lentilhas) ou ovos. Isto deve preencher o ¼ restante do seu prato. O restante ¼ deve ser para o arroz, massa ou batatas. À sobremesa a fruta deverá ser o interveniente principal, embora possa fazer algumas sobremesas doces que incluam fruta. 

Dica 3

Já alguma vez saltou o pequeno-almoço ou o almoço e quando chegou a casa devorou a primeira coisa que lhe aparece à frente? Em vez disso, dispense algum tempo a comer equilibradamente ao pequeno-almoço e almoce todos os dias. Planeie também as refeições intermédias que deverá fazer ao longo do dia. À noite, saboreie um jantar que deverá ser mais pequeno que o almoço, porque deve ingerir maior quantidade de alimentos no início e durante o dia, quando o seu organismo é mais ativo.