Página Inicial Becel > Saúde e Bem- estar > Vida saudavel > Pequeno-Almoço: o melhor começo do dia
Pequeno-Almoço: o melhor começo do dia
Artigo

Pequeno-Almoço: o melhor começo do dia

Provavelmente já ouviu dizer que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Depois de uma noite de descanso (jejum), de manhã necessitamos de repor “energia” para despertar para um novo dia cheio de vitalidade. Se saltarmos esta refeição, o nosso organismo reclama e surgem alguns sintomas como, cansaço matinal, perda de força, sonolência, alterações de humor, dores de cabeça e irritabilidade.

Como fazer um pequeno-almoço equilibrado?

Para fazer um pequeno-almoço saudável para o coração, deve começar por preparar torradas ou fatias de pão de mistura ou integrais com creme vegetal para barrar Becel, um copo de leite magro ou um iogurte magro ou um queijo fresco magro. Adicionalmente pode ingerir um copo de sumo natural ou uma peça de fruta. Assim, logo de manhã, proporciona energia e ingredientes essenciais como ómega 3 e 6, hidratos de carbono, cálcio, ferro, fibra, vitamina D, vitaminas B, ácido fólico, magnésio e zinco. Aqueles que saltam o pequeno-almoço perdem estes nutrientes importantes e frequentemente é-lhes difícil conseguir nutrientes suficientes durante o resto do dia.

Tomar um pequeno-almoço rico em fibras ajuda a regular o seu apetite e a minimizar a possibilidade de comer fora de horas. Tanto adultos como crianças que tomam o pequeno-almoço com regularidade tendem a ter um peso mais adequado que aqueles que não o tomam. E ter um peso adequado é uma das formas de manter o coração saudável.

Finalmente, tomar o pequeno-almoço ajuda a mudar o seu comportamento ao longo do dia, melhorando os seus hábitos alimentares. As pessoas que tomam diariamente o pequeno-almoço, tendem a praticar exercício físico regularmente e a escolher alimentos saudáveis.

Contrarie a falta de tempo logo pela manhã 

Quando está com pressa para acordar as crianças e a prepara-las para a escola, pode ser desafiante sentar-se para desfrutar de um pequeno-almoço equilibrado com elas. Basta fazer alguns ajustes, que tal preparar algumas coisas na véspera à noite para o pequeno-almoço.