Página Inicial Becel > Saúde e Bem- estar > Vida saudavel > O que são os ómegas 3 e 6?
O que são os ómegas 3 e 6?
Artigo

O que são os ómegas 3 e 6?

São reconhecidos os benefícios dos ómegas 3 e 6 – eles ajudam a manter o coração saudável, tornam os vasos sanguíneos mais jovens e saudáveis e até ajudam a cuidar da pele. Mas o que são os ómegas 3 e 6, o que fazem e onde pode encontrá-los? 

O ómega 3 e o ómega 6 são gorduras polinsaturadas, por isso, são bons para a saúde e são conhecidos como gorduras “essenciais”. São classificadas como essenciais porque o nosso organismo não os consegue produzir, a única forma de os obter é através da alimentação. 

Os ómegas 3 aparecem de duas formas – uma como ácido gordo essencial (ácido α-linoleico) presente especialmente em óleos vegetais como o óleo de girassol, linhaça, soja. A outra forma é de origem marinha (ácido Eicosapentaenóico - EPA e ácido Docosahexaenóico  - DHA) e está presente nos peixes gordos como a sardinha, o salmão, o arenque e a cavala. Os dois tipos de ómega 3 atuam de formas diferentes, por isso, torna-se importante ingerir peixes gordos uma ou duas vezes por semana como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. 

O ómega 6 é outro ácido gordo essencial e pode ser encontrado no óleo de linhaça, soja, girassol, e em produtos feitos com base nestes óleos. 

Os ómegas 3 e 6 ajudam a manter o seu coração e os vasos sanguíneos saudáveis, mantendo um nível de colesterol saudável. Também ajudam a manter as artérias mais flexíveis e desobstruídas, facilitando assim a fluidez do sangue.