Mantenha-se em movimento
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Mantenha-se em movimento

Muitos de nós, passam muitas horas por dia sentados, normalmente porque o nosso trabalho assim o exige. Para compensar, podemos definir uma hora para ir ao ginásio algumas vezes por semana ou fazer algum desporto aos fins-de-semana. Atualmente, os investigadores começam a questionar se fazer pouco exercício por dia é suficiente para nos mantermos saudáveis, considerando a quantidade de tempo que passamos quase sem nos mexermos. Afinal, movimentarmo-nos mesmo que seja pouco é muito importante.

Não são precisas maratonas

A boa notícia é que mexer-se ajuda-o a melhorar a sua saúde. Não precisa de treinar para uma maratona, nem sequer suar! No entanto, antes de cancelar o seu cartão de acesso ao ginásio, lembre-se que a ideia não é cortar no seu exercício diário. Em vez de pensar nisto como um “tudo ou nada”, pense simplesmente em mexer-se com mais frequência.

Faça a sua jogada

Aqui estão alguns exemplos para se pôr a mexer mais:

  • Se o seu trabalho inclui estar sentado a uma secretária, faça uma breve pausa para se espreguiçar, pelo menos, de hora a hora; ou dê uma breve caminhada.
  • Ligue um alarme para o relembrar de fazer a sua pausa para se mexer. 
  • Se não se puder levantar, faça pequenos alongamentos na sua cadeira.
  • Planeie o seu dia de modo a alternar atividades sedentárias com atividades ativas.
  • Sempre que possível, levante-se ou ande enquanto faz coisas simples que normalmente faria sentado, como falar ao telefone, ler ou navegar no seu computador.
  • Suba e desça escadas em vez de ir pelo elevador.
  • Vá a pé às compras e carregue os sacos para casa.
  • Encare tarefas domésticas como jardinar, tratar da roupa e aspirar como oportunidades para ser ativo!
  • Limite o número de horas passadas à frente da televisão ou do computador.
  • Quando estiver a ver televisão, vá-se espreguiçando, levante-se ocasionalmente ou faça exercícios para as pernas nos intervalos; ou veja televisão enquanto pedala numa bicicleta.

Em último caso: todos precisamos de passar menos tempo sentados, e pequenas atividades durante o dia só trazem mais-valias.