Encontrar um hobby
Artigo

Encontrar um hobby

Os hobbys não são só para crianças. Ter um hobby – algo que faça por puro gozo – proporciona benefícios quer físicos, quer psicológicos

Porque é que os hobbys ajudam

Um hobby proporciona um momento criativo e foca a sua atenção em algo completamente diferente das suas preocupações diárias, mantendo a sua mente perspicaz e aliviando o stress. 

Os hobbys também dão confiança se envolverem o domínio de novas aptidões. Eles facilitam a transição para a reforma, para quando os seus filhos saem de casa ou para quando muda de emprego ou de casa. Muitos hobbys também lhe dão a oportunidade de conhecer pessoas novas e fazer coisas num círculo social diferente.

Em poucas palavras: um hobby pode fazê-lo mais feliz.

Encontrar um hobby

Um hobby pode ser qualquer coisa que goste ou pela qual tenha interesse – e aprender as capacidades necessárias faz parte do divertimento. Experimente um novo passatempo, ou um antigo ou faça uma pesquisa na internet.

Segue uma lista de alguns hobbys tradicionais que pode ter em consideração:

  • Construir um álbum de recordações é uma boa forma de preservar memórias, dispondo criativamente fotografias e memórias. Visite lojas de albuns, páginas e autocolantes artesanais para se inspirar e até assistir a workshops ou reuniões.
  • Tricotar. Pessoas de todas as idades e de todos as esferas sociais estão a aderir ao tricot. Com fios mais suaves e luxuosos ou recorrendo a um estilo mais grosseiro que possa ser executado rapidamente, não é de estranhar que esta forma de trabalho com agulhas seja tão popular. 
  • Modelos. O fascínio com pequenas coisas não só é durável, como também compensador. Fazer um modelo preciso e complexo fá-lo focar-se e concentrar-se – enquanto se abstrai das preocupações do dia-a-dia. 
  • Colecionar. Desde cromos a brinquedos, começar e manter uma coleção que possa crescer consigo, à medida que aprofunda o seu conhecimento sobre o assunto.
  • Genealogia. A internet providencia acesso à informação necessária para este passatempo absorvente. É uma boa forma de aprender mais sobre a sua família e é algo que pode partilhar com os filhos e com os parentes. 

Dica: pode maximizar os benefícios para a saúde do seu hobby se aproveitar para socializar. Forme um grupo de amigos ou pessoas com os mesmos gostos. Assim, poderá trocar dicas e técnicas, e partilhar o seu entusiasmo.