Página Inicial Becel > Saúde e Bem- estar > Vida saudavel > Adopte uma abordagem equilibrada
Adopte uma abordagem equilibrada
Artigo

Adopte uma abordagem equilibrada

A sua sensação de equilíbrio é um complexo sistema que envolve os músculos, o ouvido interno, a visão e o cérebro para se manter na vertical. Independentemente de usar o equilíbrio num desporto como andar de skate ou fazer snowboarding, em atividades de lazer como andar ou dançar, ou simplesmente para se manter forte e ativo, deve adotar também exercícios de equilíbrio na sua rotina diária.

Experimente estes movimentos, começando pelos mais simples e progredindo para os mais desafiantes. Se tem muito pouco equilíbrio ou vertigens, peça ajuda a alguém.

Pratique diariamente

Há diversas maneiras de desafiar o seu equilíbrio no decorrer do dia:

  • Enquanto espera pelo microondas: mantenha os dois pés no chão e os braços abertos. Aguente 15 a 30 segundos.
  • Enquanto escova os dentes: apoie-se apenas num pé. Vá alternando os pés a cada 15 a 30 segundos. Fácil? Repita com os olhos fechados!
  • Na sua secretária: faça alongamentos simples ao longo do dia, como inclinar a cabeça para um lado e para o outro ou gire o tronco pela cintura para ambos os lados.

Equilibre o seu treino

Fazendo pequenas alterações no seu programa de treino pode ajudar a melhorar o seu equilíbrio.

  • Se fazer caminhadas faz parte da sua rotina de fitness, varie o terreno. Caminhe para cima e para baixo em terrenos inclinados, na areia, na relva ou em pavimentos irregulares.
  • Se o seu treino é com pesos, tente fazê-lo só com um pé no chão, e depois com o outro.
  • Experimente Tay Chi ou yoga. Muitos dos exercícios que se fazem nestas atividades, requerem praticar o equilíbrio passando o peso de uma perna para a outra e movendo a cabeça em ângulos diferentes.

Faça ainda mais

Assim que dominar alguns exercícios básicos, experimente usar equipamentos que desafiem a sua estabilidade, como a bola pilatos ou outros equipamentos adequados para o efeito. Este tipo de equipamentos ajudam também a melhorar a flexibilidade e o centro de equilíbrio, complementando o seu plano de treino.