Página Inicial Becel > Saúde e Bem- estar > Vida saudavel > 10 maneiras de eliminar o sal
10 maneiras de eliminar o sal
Artigo

10 maneiras de eliminar o sal

Reduzir o consumo de sal pode ajudar a controlar ou a reduzir a tensão arterial, ajudando-o a manter o seu coração saudável. Como a maioria de nós consome mais do que a dose diária recomendada de sal (6 gramas ou 1 colher de chá), precisamos de reduzir.

Pode sempre adicionar ervas aromáticas ou especiarias para realçar o sabor dos seus alimentos. É impressionante a rapidez com que o seu paladar se adapta à mudança de sabor. Se for reduzindo o sal gradualmente e o substituir por outros sabores, verá que não notará a diferença.

Seguem-se 10 formas de reduzir a quantidade de sal consumida: 

Cozinhar a partir do zero

Pode controlar a quantidade de sal que adiciona a cada receita. Use e abuse das ervas aromáticas e das especiarias. Procure receitas saudáveis para o coração, ricas em fibra e com baixo teor de gorduras saturadas.

Esconda o saleiro

Evite adicionar sal à água quando cozinha batatas, massa ou arroz. Ponha o moinho de pimenta na mesa de jantar, mas deixe o saleiro longe da vista. Se usar sal nos seus cozinhados, prefira sal com baixo teor de sódio. 

Acabar com a charcutaria

Faça sandes com carnes assadas ou grelhadas em vez de produtos de charcutaria que são fontes de sal. Sabia que existem produtos de charcutaria com baixo teor de sal? Não hesite, opte por estas variedades. 

Dê prioridade a legumes e hortícolas frescos ou congelados

Cozinhe sempre vegetais frescos ou congelados, porque são geralmente pobres em sódio.

Leia o rótulo dos alimentos, consulte a tabela com os valores nutricionais e a lista de ingrediente.

Não se esqueça de confirmar no rótulo da embalagem dos alimentos se o alimento contém sal ou sódio. O sal geralmente aparece como sódio no rótulo dos alimentos. (6 gramas de sal é o equivalente a 2,5 gramas de sódio). Em termos de alimentos pré-confeccionados, procurar pela “quantidade por porção”.

Compre alimentos com baixo teor em sódio ou de sal

 Procure alimentos “sem sal”, “teor reduzido de sal”, “baixo teor em sódio” ou “sem adição de sódio ou sal” nas embalagens dos alimentos.

Sabor extra para os seus alimentos

Aventure-se e experimente ervas aromáticas diferentes e especiarias para melhorar o sabor dos seus alimentos.

Escolha os snacks com critério

Evite snacks com sal e tenha cuidado com os alimentos processados como aperitivos, frutos gordos com sal, batatas fritas, queijos, bolachinhas salgadas. Substitua por snacks de fruta e vegetais frescos, pipocas sem sal, sementes de girassol ou de sésamo e frutos gordos sem sal, como nozes, amêndoas, amendoins, etc.

Reduza o sal quando faz refeições fora

Não é só em casa que deve ter cuidado com o sal. Quando almoça ou janta fora, escolha pratos com baixo teor de sal, considere pedir porções mais pequenas e seja mais cuidadoso com o tamanho das doses, ou partilhe o seu prato com um amigo. Se possível, confirme a ementa do restaurante e a informação nutricional previamente. 

Seja paciente

Vai levar algum tempo até o seu paladar se adaptar a uma alimentação com reduzido teor de sal nas suas refeições, mas isso vai acontecer! Lembre-se, todas as pequenas mudanças são um grande passo para ter um coração mais saudável.