O que são gorduras
Artigo

O que são gorduras

Gorduras são nutrientes que consistem em diferentes ácidos gordos. Podem ser distinguidas umas das outras como gorduras insaturadas e saturadas, com base na sua estrutura química.

AS FUNÇÕES DAS GORDURAS NO NOSSO CORPO

A combinação das duas gorduras está sempre presente nos alimentos. As gorduras desempenham um papel importante na nossa dieta, elas não são apenas um tempero, mas também podem ter diferentes funções no nosso corpo:

  • As gorduras fornecem energia e também são armazenadas no corpo como fonte de energia.
  • As gorduras são um material de construção importante para o corpo. Por exemplo, precisamos de gordura para construir e proteger as células e garantir o funcionamento adequado do cérebro, olhos e músculos.
  • Além disso, gorduras também fornecem vitaminas A, D e E. Estas vitaminas são apenas solúveis em gorduras, de modo que só podemos obtê-las através dos alimentos através das gorduras.
  • O corpo não pode produzir algumas gorduras, mas precisa dessas gorduras. Chamamos a isso ácidos gordos essenciais. O Ómega 3 (ácido alfa-linolenico) e Ómega 6 (ácido linoleico) são ácidos gordos essenciais, que portanto, precisamos de receber através dos alimentos. Ómega 3 e Ómega 6 são boas gorduras, que contribuem para um nível normal de colesterol no sangue. Desta forma, contribuem para a saúde do coração.

RECOMENDAÇÃO DO CENTRO DE NUTRIÇÃO

Gorduras e óleos estão incluídos no Schijf van Vijf por estas razões. As diretrizes do Centro de Nutrição afirmam que os adultos com idades entre os 19 e 69 anos precisam de 40 gramas (mulheres) a 65 gramas (homens) de preparação diária de gordura. Os adultos podem seguir este conselho, por exemplo usando margarina ou margarina com baixo teor de gordura no pão ou em margarina liquida. Recomenda-se a utilização de margarina para crianças a partir dos 4 anos. Aqui pode aprender mais sobre a margarina.

As gorduras na nossa dieta são muito importantes, mas é especialmente importante que tipo de gordura obtemos e se são boas ou não para o nosso corpo.