Gorduras trans
Artigo

Gorduras trans

Gorduras insaturadas são geralmente consideradas gorduras boas. Mas existe uma excepção: gorduras trans. Durante mais de 20 anos soubemos que as gorduras trans são más para o nosso corpo, uma vez que aumentam os níveis de colesterol no sangue, que consequentemente aumenta o risco de doença cardiovascular.

O QUE SÃO GORDURAS TRANS?

Gorduras trans estão naturalmente presentes em produtos animais, como leite, ovelha e carne de vaca, manteiga e queijo. Também podem surgir durante o processo de produção de certos alimentos, em que as gorduras são parcialmente endurecidas. De acordo com a lei, não é permitido indicar a presença de gorduras trans no rótulo. 

Os produtos Becel contêm menos de 1% de gordura trans, provenientes dos óleos vegetais do produto. Quando ainda não se sabia que as gorduras trans eram prejudiciais, outra técnica foi usada para endurecer os óleos em margarina, onde as gorduras trans se formaram. Quando descobriram, no final dos anos 90, que a gordura trans não era saudável, abandonaram essa técnica de produção. Hoje em dia não mais ácidos gordos no processamento de óleos e gorduras. 

Pode encontrar gorduras trans em:

Gordura de fritura, manteiga 

Pastelaria, bolo, doces, e batatas fritas 

Uma vez que as gorduras trans são prejudicais à saúde, o Conselho de Saúde recomenda que não tome mais de 1% das calorias que consome um dia de gordura trans, independentemente de qual produto é alcançado. Esta quantidade representa 2 gramas de trans por dia, com um consumo de 2000 calorias.