Gorduras insaturadas
Artigo

Gorduras insaturadas

Gorduras insaturadas (ou ácidos gordos insaturados) são também conhecidas como gorduras boas, tendo efeitos benéficos para o corpo, já que contribui para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue, e consequentemente, para a saúde do coração.

Estas gorduras podem ser distinguidas em: gorduras monosaturadas e polIinsaturas. A diferença entre elas depende da sua estrutura química, no caso das gorduras insaturadas os átomos são mais soltos uns dos outros do que com gorduras saturadas, tornando-se um tipo menos sólidos de gordura, mais liquida à temperatura ambiente. 

Gorduras são sempre uma combinação de gorduras saturadas e insaturadas. A gordura é chamada insaturada, se a maioria da gordura consiste nisso. É especialmente o caso de gorduras de origem vegetal, que consiste principalmente em gordura insaturada. 

GORDURAS POLINSATURADAS 

Gorduras polinsaturadas podem ser também divididas em ácidos gordos Ómega 3 (link para o artigo: Ómega 3) e Ómega 6 (link para o artigo: Ómega 6). Existem ácidos gordos essenciais, que significa que o corpo não pode produzir as gorduras em si, e portanto tem que obtê-las através dos alimentos. 

Ómega 3 vem em duas formas: vegetal e animal. A forma vegetal é também chamado ácido alfa-linolenica (ALA), que pode ser naturalmente encontrada no, por exemplo, óleo de linhaça e colza. A forma animal é mais conhecida como gordura de peixe, EPA e DHA. São encontrados em peixes como arenque, cavala e salmão. 

A forma mais comum de Ómega 6 é ácido linoleico. Ácido linoleico (LA) é principalmente encontrado em óleos vegetais. Os produtos Becel baseiam-se numa mistura de óleos vegetais, e são naturalmente ricos em Ómega 3 e contém Ómega 6. 

 

Gorduras polinsaturadas podem ser encontradas, por exemplo, em:

Peixe gordo como salmão, arenque e cavala

Certos óleos vegetais, como girassol e óleo de linhaça

Produtos de pão, como margarina com baixo teor de gordura, margarina e outros produtos Becel

 

GORDURAS MONOSATURADAS

Ómega 9 é um ácido gordo monosaturado. O mais importante ácido gordo Ómega 9 é o ácido oleico. Ao contrário do Ómega 3 e Ómega 6, não é um ácido gordo essencial. 

Pode encontrar gorduras monosaturadas em:

Azeite

Óleo de colza

Nozes

Abacate

É importante relembrar que as gorduras insaturadas fazem parte duma alimentação saudável pois contribuem para a manutenção de níveis de colesterol normal no sangue, e, portanto, para a saúde do coração. Não existe recomendação exata da quantidade total de gorduras insaturadas que devemos receber, mas é aconselhável obter entre 3% a 12% da ingestão diária de gorduras polinsaturadas. Para as mulheres que consomem 2000 calorias, esta quantidade seria de 7 a 27 gramas por dia, para os homens que consomem 2500 calorias seria entre 8 e 33 gramas. 

O Conselho de Saúde tem recomendações especificas para o consumo de Ómega 3 e Ómega 6:

Ómega 3

ALA: o conselho é ter pelo menos 1% das calorias ingeridas diariamente dos ácidos vegetais alfa-linolenicos (ALA). Com um consume de 2000 calorias, esta quantidade são 2 gramas. 

EPA e DHA: adultos devem consumir 200 miligramas de Ómega 3 de peixe diariamente. Becel Ómega 3 é enriquecido em ácidos gordos de peixe. 

Ómega 6: um consume de cerca de 2% das suas calorias diárias deve vir de ácido linoleico (LA). Para uma mulher que consome 2000 calorias por dia, esta quantidade seria cerca de 4 gramas. Um homem que consome 2500 calorias deve consumer 6 gramas de LA. 

A substituição de gorduras saturadas por gorduras insaturadas na alimentação, contribui para a manutenção de um nível normal de colesterol no sangue. Ao usar produtos Becel, obtém as gorduras Ómega 3 e 6. Becel é feito com óleos vegetais e portanto naturalmente ricos em Ómega 3 e contém Ómega 6. 

Existe um tipo de gordura insaturada que não é boa para o nosso corpo, e que é a gordura trans, pois aumenta o seu nível de colesterol no sangue.