seizoensingrediënt

Quinoa

A quinoa, conhecida por keenwa, é uma planta anual da família do amaranto. Quinoa é um pseudo-cereal que tem origem na América do Sul, mas hoje em dia é cultivada também na Europa. Os ramos de flores que originam pequenas sementes, crescem até uma altura entre 60cm e 2m. As folhas da planta assemelham-se a folhas de espinafres. Os principais países produtores de quinoa são o Peru, a Bolívia e o Equador.

Existem diversos tipos de quinoa tais como: quinoa branca, vermelha e preta. A plantação de quinoa tem-se adaptado muito bem na Europa. A quinoa vermelha tem um delicioso sabor a noz. A quinoa é consumida da mesma forma que o arroz, cuscuz e bulgur. É isento de glúten, representa uma boa fonte de proteína e é rica em vitamina B, vitamina E, cobre, magnésio e ferro.

Comprar e Armazenar

As diversas variedades de quinoa estão disponíveis nos supermercados. Poderá também comprar farinha de quinoa sem glúten e quinoa tufada.

Como preparar?

A quinoa é utilizada da mesma forma que o arroz. As sementes de quinoa são naturalmente cobertas com saponinas. As saponinas são compostos amargos que fornecem natural proteção contra insetos. Na maioria dos casos, todas as saponinas são removidas. No entanto, é sempre melhor passar a quinoa por água abundante com um passador. Ferva a quinoa após estar escorrida com água ou conserve até ficar macia. A quinoa ficará pronta quando as sementes forem libertadas. A quinoa aumenta até três vezes o seu tamanho original durante a fervura. Após ser fervida, a quinoa pode ser usada em diversas utilizações. Poderá começar o seu dia com quinoa ao pequeno-almoço, misturando com algumas nozes e frutas frescas à sua escolha. Poderá também fazer uma salada de quinoa com abacate e frango ou adicionar a pratos quentes ou frios ou vegetarianos, dando origem a um delicioso sabor.

Tempo de preparação

  • Para ferver quinoa branca: aprox. 12 minutos
  • Para ferver quinoa vermelha: aprox. 15 minutos
  • Para ferver quinoa preta: aprox. 15 minutos

Como armazenar?

Conserve a  quinoa num local seco e fresco.

A quantidade ideal por pessoa é 75g de quinoa por pessoa.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 355 kcal
Gordura: 6g
Hidratos de Carbono: 57g
Fibra: 7g
Proteína: 14g
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx