seizoensingrediënt

Noz

A noz é um fruto seco que contém proteína, fibra e micronutrientes, como as vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B. Também se destacam os minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, zinco, ferro, cobre e selénio. Este fruto é rico em gordura, especialmente em gordura mono e polinsaturada.

As nozes podem ser utilizadas para consumo ao natural, para acompanhar um lanche por ser um alimento nutritivo ou para utilização em diversas receitas.

Disponibilidade

A noz é um fruto que se adapta bastante bem a várias situações climáticas, embora seja preferível em zonas frias e de médias altitudes do norte e centro de Portugal. A região de Viseu tem uma grande tradição nesta cultura.

Comprar e Armazenar

Garanta que as nozes que compra se encontram bem fechadas.

Como preparar?

As nozes maduras são facilmente descascadas com um quebra-nozes ou com uma pedra. Coloque as nozes sobre uma superfície sólida com a ponta virada para cima e parta a casca.

As nozes frescas combinam muito bem com saladas ou com snacks. Poderá utilizá-las em saladas, tortas, doces, sobremesas ou pratos salgados.

- Permite uma combinação deliciosa com pratos de massa.

- Coloque nozes numa salada de frutas para um delicioso snack.

- Deseja um lanche rápido e nutritivo enquanto viaja? Experimente meia dúzia de nozes.

- Faça uma deliciosa pasta de noz com Becel Cozinha, salsa e queijo parmesão ralado.  Coloque estes ingredientes num triturador de cozinha e bata até obter uma pasta. Pode barrar no pão, tostas, entre outros.

- Faça um bolo de noz introduzindo algumas nozes na massa do bolo.

Como armazenar?

Não devem ser guardadas durante muito tempo, pois rançam com facilidade.  Depois de se lhe retirar a casca, para a libertar da membrana que a envolve, a noz deve ser ligeiramente torrada no forno, e depois esfregada com um pano. Garanta que as nozes que compra se encontram bem fechadas. Mantenha-as num local seco.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 587 a 628 kcal
Gordura: 50 a 70g
Hidratos de carbono: 17,5g
Fibra: 13,7g
Proteína: 10 a 20g
Fonte: A Avelã. Projecto AGRO 162; Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx