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Espargos

Os espargos são uma planta perene que pertence à família Liliaceae e, apesar de existirem mais de 300 variedades diferentes, apenas 20 são comestíveis. A sua produção é dividida em quatro variedades principais. São elas:

Os espargos verdes:
Os espargos verdes são a variedade mais comum no mercado e caracterizam-se pelo seu sabor tenro e suculento. São muito utilizados na preparação de saladas, principalmente no Verão.

Os espargos brancos:
Estes são os espargos mais delicados e adocicados e são cultivados debaixo da terra, de modo a impedir o desenvolvimento da clorofila, criando assim a sua coloração branca.

Os espargos violetas/verdes:
Este tipo de espargos apresenta uma mistura de cores entre o violeta e o verde e distinguem-se pela produção de rebentos carnudos que proporcionam um sabor fresco, agradável e exclusivo.

Os espargos violetas:
Esta variedade de espargos é mais pequena do que os da cor verde ou branca (normalmente apenas 2 a 3 centímetros de altura) e apresenta um sabor mais doce e intenso que os demais. A cor violeta destes espargos deve-se à ação das antocianinas que alteram a cor das plantas e têm a função de as proteger contra a luz ultravioleta dos raios solares.

Disponibilidade

A colheita do espargo ocorre entre os meses de janeiro e maio. A colheita é feita com o corte, usando facas e goivas, junto à base do turião, obtendo-se estes com cerca de 20 cm.

A colheita do espargo branco é mais complexa, tendo, por vezes que se afastar um pouco a terra para permitir que a faca entre no solo e não se danifique o rizoma. Este espargo, se não produzido debaixo de plástico, deve ser colhido assim que a ponta alcance a superfície.

Comprar e Armazenar

Os espargos brancos são considerados como “rainha dos vegetais” por uma boa razão. O seu sabor requintado e muito agradável. Ao comprar espargos, preste atenção ao fundo dos rebentos. Quando os espargos são colhidos, os cortes no fundo podem tornar-se ligeiramente mais secos, no entanto devem ser verdes ou brancos. Se apresentarem cor acastanhada (muito secos) significa que, provavelmente, os espargos foram colhidos há muito tempo. Os espargos brancos devem também apresentar cor clara, sem áreas acastanhadas. Os espargos verdes são verdes claros quando acabam de ser colhidos. Todos os tipos de espargos devem ser firmes com suas cabeças totalmente fechadas e secas.

Como preparar?

Coloque os espargos brancos numa tábua, descasque-os utilizando um descascador de legumes da parte de inferior até à extremidade. Vire os espargos até que os tenha descascado totalmente. Certifique-se que remove toda a pele, tais como quaisquer restantes pedaços de pele, que poderá danificar o sabor. Corte a parte inferior dos espargos, que poderá variar entre 1 ½ cm e 3 cm. Coloque os espargos descascados numa taça com água fria antes de os ferver.

Geralmente, os espargos verdes não são descascados, mas a parte inferior deve ser removida. 

Ferva os espargos brancos com água até cobrir totalmente. Os espargos estarão prontos quando a zona inferior ficar nítida mas sensível. Poderá também utilizar uma panela especial para espargos que os irá manter numa posição vertical com as cabeças acima da água para evitar que fiquem muito moles.

O sabor refinado de espargos brancos torna-se realmente mais intenso se os ferver. Poderá também utilizar a água onde cozeu os espargos para fazer uma sopa deliciosa.

Tal como os espargos brancos, os espargos verdes podem também ser cozidos, no entanto são igualmente deliciosos cortados numa salada.

- Utilize espargos verdes cozidos e depois pode saltear no wok com Becel Cozinha e com tiras de carne e cogumelos laminados.

- Utilize espargos verdes numa tarte salgada ou numa salada.

Dependendo da espessura:

Tempo de preparação dos espargos brancos

  • Cozer: 8-13 minutos 
  • Cozer a vapor: 8-15 minutos

Tempo de preparação dos espargos verdes

  • Cozer : 3-6 minutos
  • Cozer a vapor: 7-10 minutos
  • Saltear : 3-5 minutos

Como armazenar?

Mantenha os espargos na embalagem original na zona dos vegetais no seu frigorífico. Poderá conservá-los até 5 dias após estarem abertos. Mantenha os espargos envolvidos em papel de cozinha húmido na zona dos vegetais, o que irá manter um suculento e agradável sabor, no entanto deverá consumi-los até 3 dias.

Utilize cerca de 500g de espargos brancos por pessoa para um prato principal. Para acompanhamento, 250g por pessoa é suficiente. Se estiver a cozinhar espargos verdes, utilize 250g por pessoa.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 19 kcal
Gordura: 0g
Hidratos de carbono: 3g
Fibra: 1,5g
Proteína: 1g
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx