seizoensingrediënt

Cuscuz

O cuscuz é muito comum no norte de África e tem origem em sêmola, trigo duro e água. Tradicionalmente, os pequenos grãos são feitos à mão, mas hoje em dia são também feitos à máquina. Tal como a massa, o cuscuz é um produto seco. Poderá ter diferentes formas e tamanhos: fino, médio e grosso. Cuscuz é um produto versátil: poderá utilizar cuscuz com uma mistura de legumes cozidos ou grelhados para tornar a sua refeição ainda mais agradável. Ao hidratar os cuscuz pode adicionar ervas aromáticas e especiarias.

Como preparar?

Poderá hidratar o cuscuz em água a ferver durante cerca de 2 a 3 minutos. Para isso, utilize a mesma porção de cuscuz e de água a ferver com sal e ervas aromáticas e/ou especiais e adicione também um pouco de Becel Cozinha. Mexa tudo muito bem, tape de deixe o cuscuz hidratar durante cerca de 2 a 3 minutos.

Tradicionalmente, o cuscuz é cozido numa panela chamada couscoussier, panela especificamente feita para cozinhar cuscuz. Esta panela é a forma ideal para cozinhar cuscuz, no entanto demora mais tempo. O cuscuz deve ser passado por água e uma pitada de sal, e conservado durante 10 minutos para arrefecer. O cuscuz deve ser bem envolvido antes de servir. Poderá ser servido com carne, aves, peixe ou legumes ou pode ser usado em saladas e sopas. Poderá fazer uma deliciosa salada de cuscuz, cuscuz com frango ou cuscuz com carne (verifique as receitas de cuscuz neste site).

Tempo de Preparação

  • Hidratar o cuscuz cozido: aprox. 3 – 5 minutos

Como armazenar?

O cuscuz deve ser conservado num local seco e fresco. Poderá também conservar cuscuz no frigorífico durante cerca de 2 dias.

A quantidade ideal por pessoa é 75g de cuscuz por pessoa.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 375 kcal
Gordura: 0,5g
Hidratos de carbono: 77g
Fibra: 5g
Proteína: 13g
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx