seizoensingrediënt

Curgette

A curgette da família da abóbora contendo um comprimento entre 20-25 cm. Devido ao seu sabor neutro, este vegetal é muitas vezes misturado com outros legumes, ervas aromáticas e especiarias. Em média, uma curgette pesa entre 250 e 300 gramas.

Disponibilidade

Podemos encontrar entre março a outubro, as curgettes em maior quantidade, embora seja possível encontrá-las durante todo o ano.

Comprar e Armazenar

As curgettes  têm uma pele sem defeito e firme, numa das extremidades contém um pedaço de tronco com um pedaço de caule.

Como preparar?

Lave as curgettes, corte a haste e a extremidade. Não é necessário descascar e as sementes brancas macias podem ser ingeridas.

A melhor maneira de preparar a curgette é utilizar num salteado misturado com outros legumes. Pode também acompanhar com arroz, massas, cuscuz, carne ou peixe. Poderá também assar no forno ou saltear a curgette com Becel Cozinha. Adicione à sua salada curgette crua, em rodelas, ralada, entre outras.

- A curgette combina bem com pimentão, berinjela, cogumelos, cebola e alho numa lasanha ou em massas.

- Para uma deliciosa receita italiana, corte a curgette em fatias e coloque num prato para servir. Polvilhe com ervas italianas e coloque umas gotas de óleo Becel. Assim terá um saboroso prato italiano. 

- Coloque algumas fatias de curgette na pizza ou utilize em saborosas tartes salgadas. 

- A curgette é um excelente alimento para adicionar à sopa. É um excelente substituto da batata.  Sempre que faz uma sopa, junte curgette independentemente dos vegetais que vai utilizar.

Como armazenar?

As curgettes  devem ser  armazenadas um local fresco (12-15 °C) e deverá conservar até  uma semana.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 29 kcal
Gordura: 0g
Hidratos de carbono: 5g
Fibras: 0,5g
Proteína: 2g
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx