Página Inicial Becel > Chocolate
seizoensingrediënt

Chocolate

O chocolate, com orgiem na Ámérica do Sul, é uma bebida feita de grãos de cacau. Inicialmente, foi chamada pelos astecas de xocolati e tinha um sabor amargo, picante, amanteigado que não foi muito apreciado pelos descobridores espanhóis.

O cacaueiro (Heobroma Cacau) é uma árvore tropical frágil, sensível a temperaturas extremas. Consegue atingir alturas entre os 5 e os 10 metros.

Hoje em dia todos sabemos os doces que são feitos com sementes de cacau. Existem três principais tipos de chocolate: preto, leite e branco. O chocolate preto tem uma percentagem mais elevada de cacau do que o chocolate de leite. O chocolate branco não é realmente o chocolate real, porque não contém nenhuma massa do cacau e é feito da manteiga de cacau enriquecida com o leite condensado ou o pó de leite e extrato da baunilha.

Comprar e Armazenar

O chocolate deve ter um aroma agradável e um brilho. Não deverá conter quaisquer manchas brancas.

Deverá preferir comprar chocolate negro, porque contém mais cacau e muitas das vezes é menos doce, por isso, menos calórico.

Como preparar?

Derreta as barras de chocolate em banho-maria. Parta o chocolate em pedaços, se necessário e derreta o chocolate em banho-maria em lume brando. A temperatura do chocolate não deve exceder os 45 °C. O chocolate de leite queima mais rápido, por isso deverá adicionar Becel Sabor a Manteiga para evitar que queime enquanto está ao lume.

Chocolate e cacau são usados ​​em diversas receitas, tais como: mousse de chocolate, bolo de chocolate, fondue de chocolate, trufas de chocolate, bombons de chocolate e brownies de chocolate que representam algumas conhecidas receitas feitas com chocolate. Em alguns países o chocolate também desempenha um papel importante em pratos salgados. No México, o chocolate simples e sem açucares adicionados, é adicionado a guisados ​​de carne. O chocolate é também um ingrediente importante de mole poblano, um guisado de peru (ou frango), que contém pimentões, amêndoas, sementes de sésamo, amendoim e especiarias.

Como armazenar?

O chocolate deve ser mantido num local fresco.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 545 kcal
Gordura: 34 g
Proteína: 6,5 g
Fibra: 7 g
Hidratos de carbono: 50g
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx