Página Inicial Becel > Brócolos
Brócolos

Brócolos

Os Brócolos assemelham-se à couve-flor. Consistem em pequenas cabeças de flores verdes, espessas e carnudas. Não só a aparência dos brócolos é uma reminiscência da couve-flor, como também o seu sabor é semelhante, embora mais refinado e mais forte. Muitas pessoas acham que o gosto dos talos dos brócolos se assemelha a espargos, por isso, certifique-se que consome também os talos. Os brócolos são também ricos em fibra, vitamina C e são uma fonte de ácidos gordos ómega 3.

Disponibilidade

Existem diferentes variedades de brócolos no mercado. Algumas são do tipo ramoso, necessitam de ser rapidamente consumidas e são, por isso, colhidas várias vezes ao ano. Por outro lado, existem outras variedades de brócolos que são de cabeça única, têm apenas uma colheita num ano e garantem um maior tempo de consumo.

Comprar e Armazenar

Ao comprar brócolos, deverá certificar-se que se apresentam firmes e perfeitamente fechados, encontrando profundas cabeças verdes e com flor. Não compre brócolos que se apresentem amarelados. Isso significa que os floretes estão prestes a florescer e a adquirir um gosto amargo e farinhento.

Como preparar?

Lave os brócolos com água fria. Corte os floretes dos talos e, de seguida, em pedaços de tamanho semelhante. Corte também os talos em pedaços menores para que fiquem mais tenros depois de cozinhados.

Os brócolos são vegetais muito versáteis. Após estarem cozidos, gratinados, salteados, na sopa, em tartes salgadas, molhos de massa, lasanha ou cozidos al dente em saladas apresentam um sabor maravilhoso. Ferva os brócolos e os talos cortados às fatias com pouca água durante cerca de 3 minutos até ficar crocante, mas macio.

- Salteie os brócolos com Becel Cozinha e algumas tiras de frango, cebola picada, alho, cogumelos laminados. Tempere com ervas aromáticas e sirva com arroz integral ou massa integral.

- Para uma sopa saborosa e fácil de preparar, ferva os brócolos com cebola, o alho, a curgette. Triture a sopa e junte ervas aromáticas. Adicione uma colher de sopa de Becel Cozinha e pimenta moída na ocasião.

Tempo de Preparação

  • Cozer: aprox. 3 minutos
  • Cozinhar: entre 4-6 minutos
  • Saltear: aprox. 5 minutes

Como armazenar?

Os brócolos devem ser armazenados no frigorífico na sua embalagem original. Após o armazenamento no frigorífico, deverá consumi-los num prazo entre 2 a 5 dias. Caso os brócolos não se encontrem embalados, embrulhe-os bem numa película aderente.

A quantidade ideal por pessoa é 250-300g de brócolos.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 27 kcal
Gordura: 0.5g
Hidratos de Carbono: 1g
Fibra: 3g
Proteína: 3g
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx