Página Inicial Becel > Beterraba
seizoensingrediënt

Beterraba

A beterraba é uma raiz cor de rosa escura ou avermelhada. As suas folhas são verdes com raízes rosa avermelhas. A beterraba está disponível tanto no verão como no inverno. No inverno, a beterraba é grande e redonda, e é vendida sem as folhas. Durante o verão, a beterraba é vendida entre maio e setembro, e o seu tamanho é consideravelmente menor do que a beterraba de inverno. O sabor doce é apreciado tanto pelos adultos como pelas crianças.

Outros tipos de beterraba poderão, hoje em dia ser encontrados nas lojas: branca, amarelada, alaranjada e beterraba de Chioggia. A Beterraba Chioggia, também conhecida por “beterraba listrada”, é uma variedade muito popular devido às suas listras cor-de-rosa. As variedades de beterraba amarelada, alaranjada e Chioggia devem ser utilizadas cruas para garantir que mantêm a sua cor.

Disponibilidade

A beterraba de verão está normalmente disponível entre maio e setembro. A beterraba do inverno é vendida entre outubro e abril. Beterraba cozida é também vendida durante todo o ano.

Comprar e Armazenar

Quando comprar beterraba, verifique que a raiz se apresenta firme e as folhas devem estar frescas e fortes.

Como preparar?

Ainda crua, lave a beterraba com água fria. Retire as folhas da beterraba de verão. Não descasque nem corte a beterraba, para que ela não "sangre" enquanto ferve. Depois de ferver, a beterraba deve ser descascada para que fique pronta para uso em qualquer variedade de pratos.

Ferva a beterraba em água até ficar macia. As beterrabas de verão e de inverno têm tempos de cozedura diferentes. A beterraba de verão é também ideal para assar no forno. Após descascada e pronta, a beterraba deve ser utilizada imediatamente. A beterraba pode também ser cortada aos pedaços, em cubos ou ralada para uso posterior em pratos frios ou quentes.

Se cozer a beterraba, pode juntar umas gotas de vinagre à água, para evitar que a beterraba perca a cor para a água durante a cozedura.

Caso prefira, pode consumir a beterraba crua.

- Em cubos ou ralada para saladas.

- Para uso em sopas, como borscht, uma sopa de beterraba russa muito conhecida.

- Aqueça suavemente com uma cebola picada e uma gota de vinagre e sirva como acompanhamento.

- Prepare uma salada com fatias finas de beterraba, fatias de queijo, nozes torradas e umas gotas de óleo de Becel, vinagre de vinho tinto, um pouco de água de rosas e pimenta moída a gosto.

Tempo de preparação

  • Ferver: beterraba de verão 20-25 minutos, beterraba de inverno 2-3 horas.
  • Panela de pressão: beterraba de inverno aprox. 30 minutos
  • Forno: aprox. 50 minutos (200 ° C)

Como armazenar?

A beterraba de verão pode ser conservada aproximadamente uma semana na gaveta do frigorífico. A beterraba de inverno conserva-se durante diversas semanas num local fresco (12-15 °C). A beterraba cozida deve ser mantida no frigorífico e usada num prazo até 2 dias, porque perde rapidamente o seu sabor e torna-se macia.

A quantidade ideal por pessoa é 200g de beterraba por pessoa.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 38 kcal
Gordura: 0g
Hidratos de carbono: 6g
Fibra: 3g Proteína: 2g 
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx