seizoensingrediënt

Batata

A batata é um tubérculo rico em amido contendo além dos hidratos de carbono, uma quantidade razoável de proteínas, potássio e algumas vitaminas. Apesar da sua origem ser as regiões andinas do Peru e da Bolívia, é um dos principais alimentos de origem vegetal cultivado no mundo. A batata foi introduzida na Europa no século XVI, onde se disseminou por todo o mundo. A batata distingue-se pelo seu tamanho, textura, mas também pela sua cor. Nesse sentido, a batata está dividida em duas variedades principais: a batata de casca vermelha e a batata de casca amarela.

Frequentemente é dito que as batatas engordam, mas isto é incorreto. Desde que consumidas com moderação, as batatas têm nutrientes benéficos e contêm uma elevada percentagem de água. As batatas cozidas contêm 85 kcal por cada 100 gramas e cerca de 77% de água. Sabia que as batatas novas contêm ligeiramente menos calorias, quando comparadas com outras batatas? As batatas são também uma boa escolha em termos de fibra, vitaminas e minerais. Contêm uma boa dose de fibras e são uma importante fonte de potássio e vitaminas B6 e C. O consumo deste tubérculo delicioso e nutritivo é, portanto, uma excelente escolha.

Outra excelente opção é a batata doce. Atualmente, pode encontrar várias variedades à venda.

Disponibilidade

As batatas estão disponíveis durante todo o ano.

Comprar e Armazenar

Ao comprar batatas, estas devem apresentar-se firmes. A sua pele deve ser lisa, sem quaisquer brotos ou áreas verdes.

Como preparar?

Lave as batatas com água e descasque-as. De seguida, corte as batatas em pedaços de tamanho igual para garantir que cozem uniformemente. Mantenha sempre as batatas descascadas submersas em água.

Existem vários tipos de batatas. Cada tipo de batata tem as suas utilizações típicas e específicas.

Tempo de preparação

  • Saltear: aprox. 20 minutos
  • Assar no forno: aprox. 30 minutos a 220 ° C
  • Cozer: 35-40 minutos

Como armazenar?

Armazene as batatas num local fresco e escuro (8-10 ° C), mas não conserve no frigorífico. Ao manter as batatas no frigorífico irá transformar o amido mais rapidamente em açúcar, por isso, vai acabar por ficar muito doce. Nas condições certas, as batatas podem ser armazenadas durante cerca de 3 semanas. Poderá manter as batatas cozidas até 2 dias no frigorífico e durante 3 meses no congelador. 

Certifique-se que está a comprar a  batata para a finalidade que pretende.  Existem batatas mais adequadas para assar, cozer ou para fritar.

Utilize uma batata média por pessoa.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 88 kcal
Gordura: 0g
Hidratos de carbono: 19 g
Fibra: 1,8g
Proteína: 2g
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx