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Aveia

A aveia é um cereal muito consumido. Embora existam diversas variedades de aveia sem glúten. Porém,  na grande maioria das vezes a aveia contem glúten porque as empresas que processam  este cereal também processam outros, como o trigo, e por isso, poderá conter glúten.

A aveia contém vitaminas B1, B5 e B6, ácido fólico, fósforo e magnésio. Contém também uma grande quantidade de fibra solúvel (beta-glucanos), que absorve muita água e outras substâncias como colesterol, sais biliares e ácidos gordos. Os hidratos de carbono na aveia são digeridos lentamente, o que fará com que aumente a saciedade e retarda o esvaziamento gástrico e intestinal.

Comprar e Armazenar

A aveia encontra-se disponível em diversas variedades, como em farelo, flocos, farinha, entre outros. 

Também podemos encontrar incorporado em diferentes alimentos, como no pão, nas granolas, nas bolachas, entre outros.

Podemos também encontrar a aveia associado a outros cereais.

Como preparar?

A aveia é o principal ingrediente da papa de aveia, no entanto a aveia tem diversas utilizações. É um excelente produto para engrossar sopas, por exemplo. Poderá também usar aveia como substituto do pão ralado em rolos de carne ou para revestir a carne numa crosta deliciosa e crocante.

A aveia é também um ingrediente versátil para pratos doces.  Poderá ser utilizado para polvilhar sobre o fundo de um bolo de fruta, o que o irá manter mais agradável e crocante. Poderá também ser utilizado para fazer nutritivas e saborosas panquecas. Em biscoitos e no pão, a aveia acrescenta um ótimo e crocante sabor.

- Para um rápido e fácil pequeno-almoço: utilize 250ml de água ou leite magro ou bebida de amêndoa, soja, aveia, quando ferver, misture 6 colheres de sopa de aveia e cozinhe durante 1 minuto enquanto mistura. Deixe descansar um tempo e misture um pouco de canela em pó, nozes e/ou frutas.

Tempo de Preparação

  • Cozer rapidamente: aprox. 5 minutos
  • Cozer lentamente: aprox. 15 minutos

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 370 kcal
Gordura: 7,5g
Hidratos de carbono: 59g
Fibra: 9g
Proteína: 12g
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx