seizoensingrediënt

Amoras

As plantas de amora pertencem ao Género Rubus da família das Rosáceas e são nativas em grande parte da Euro Ásia e da América do Norte.

Apesar de as plantações serem feitas com variedades definidas e geneticamente melhoradas, encontram-se no estado silvestre muitas espécies de silvas cujos frutos têm excelentes qualidades comerciais, não ficando atrás das variedades melhoradas.

A maioria das amoras silvestres são geralmente mais moles (são as apreciadas, no entanto deterioram mais rapidamente durante a cadeia de distribuição por serem pouco resistentes à colheita e ao transporte) e também de tamanho inferior ao das melhores variedades, porém, muitos destes frutos superam em sabor e aromas as variedades comerciais, continuando a ter um valor superior. Poderá comer amoras frescas durante um lanche saudável ou poderá utilizá-las em batidos, smoothies, saladas, compotas, iogurte ou com sorvete ou gelado. As amoras são ricas em fibras, o que beneficiam o regulamento intestinal.

Disponibilidade

Poderá colher amoras entre julho e setembro.

Comprar e Armazenar

As amoras devem ser agradáveis ​​e brilhantes, firmes e sem falhas. As amoras que não estiverem frescas são frequentemente demasiado macias e têm uma cor opaca. Amoras maduras são muito vulneráveis. As amoras amadurecem muito rapidamente em clima quente, o que as torna mais suscetíveis a bolor.

Como preparar?

Lave cuidadosamente as amoras numa taça com água fria. Escorra bem a água e retire toda a água com papel de cozinha.

Como armazenar?

Deverá armazenar sempre as suas amoras no frigorífico, de preferência na sua embalagem original ou deverá espalhá-las num prato. Deste modo, deverá mantê-las no frigorífico por cerca de 2 dias. Poderá também congelar as amoras. Após as amoras estarem congeladas, deverá mantê-las numa caixa fechada no congelador.

Valores nutricionais médios por 100 gramas (cru)

Energia: 37 kcal
Gordura: 0,2g
Hidratos de carbono: 5g
Fibra: 3g
Proteína: 1g
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos Holandesa: http://nevo-online.rivm.nl/Default.aspx