Página Inicial Becel > Artigos > Fatores de risco para a saúde do coração
Fatores de risco para a saúde do coração
Artigo

Fatores de risco para a saúde do coração

O que são as doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares (DCV) são o termo geral que descreve diferentes patologias relacionadas com o coração. O tipo mais comum é a doença coronária. Esta carateriza-se pelo bloqueio das artérias que levam o sangue do coração ao resto do organismo. Isto pode desencadear um ataque cardíaco.

As DCV são a principal causa de morte nos países ocidentais, incluíndo Portugal. No entanto, fazer pequenas alterações na sua alimentação e estilo de vida, pode melhorar a saúde do seu coração e a sua qualidade de vida.

Fatores de risco relacionados com a saúde do coração

Saber quais são os fatores de risco é o primeiro passo para controlar a saúde do seu coração. Existem diversos fatores de risco para doenças do coração e é importante cuidar de todos eles. Um fator de risco pode ser um determinado comportamento, um fator pessoal ou uma condição ambiental que pode influenciar negativamente a saúde cardiovascular. Quantos mais fatores de risco tiver, maior a probabilidade de comprometer a saúde do seu coração. Alguns fatores de risco são passíveis de ser mudados, enquanto que outros não:

Idade

A sua idade é um contributo chave para o estado de saúde do seu coração. À medida que vai envelhecendo, os fatores de risco vão aumentando também.

Fumar 

Parar de fumar é uma das decisões mais importantes que pode tomar pelo seu coração, mesmo que fume há anos. Fumar, ainda que poucos cigarros por dia, pode afetar a saúde do seu coração e aumentar o risco de doença coronária em cerca de 50%. Mas se optar por deixar de fumar, vai sentir os benefícios muito mais rápido do que pensa, não só no seu coração mas também na sua saúde em geral.

Colesterol elevado no sangue

Colesterol elevado não é bom para a saúde do seu coração. Pode causar acumulação de depósitos de gordura nas suas artérias, reduzindo o seu diâmetro e dificultando, assim, o bombeamento do sangue a todo o organismo. A única forma de conhecer os seus níveis de colesterol é analisá-los. A boa notícia é que se tiver colesterol elevado, com simples mudanças na sua alimentação e estilo de vida, pode obter uma diferença positiva nos seus níveis de colesterol.

Tensão arterial elevada

Tensão arterial elevada pode ser prejudicial para o coração, mas é fácil de detetar e pode ser controlada se seguir uma alimentação e estilo de vida saudáveis. Para algumas pessoas, é necessário recorrer a medicação. Pode prevenir a tensão arterial elevada adotando uma alimentação e um estilo de vida saudáveis. Vale a pena medir a sua tensão arterial regularmente com o seu médico, enfermeira ou farmacêutico, porque apesar de ser facilmente detetável, nem todas as pessoas apresentam sintomas.

Diabetes

A diabetes tem um efeito negativo na saúde do seu coração. Além disso, intensifica os efeitos de outros fatores como fumar, tensão arterial alta, colesterol elevado e obesidade. No entando, com o tratamento correto e fazendo alterações na sua alimentação e estilo de vida, pode reduzir este efeito. 

Historial familiar de doenças de coração prematuras

Família, neste caso, refere-se a membros da sua família direta (pai, mãe, irmãos) que desenvolveram doenças de coração. A idade em que desenvolveram a doença é importante na determinação do risco: pais e irmãos se desenvolveram antes dos 55 anos; mães e irmãs se desenvolveram antes dos 65. É importante conhecer a sua história familiar, uma vez que há alterações que pode adotar na sua alimentação e estilo de vida que podem fazer a diferença e manter o seu coração saudável.

Etnia

Alguns grupos étnicos correm maior risco de desenvolver doenças de coração do que outros. 

Ter mais peso que o aconselhável

Ser mais pesado que o aconselhável não é bom para o seu coração porque aumenta os fatores de risco como tensão arterial elevada, colesterol alto e diabetes. Mesmo pequenas reduções de peso podem fazer uma diferença positiva para o seu coração. É importante falar com o seu médico de família sobre as alterações que deve fazer na sua alimentação e estilo de vida para melhorar o seu peso.

Consumo excessivo de álcool

Consumo excessivo de álcool pode ser nocivo para a saúde do seu coração, uma vez que pode causar hipertensão, arritmias cardíacas e ganho de peso, porque as bebidas álcoolicas contêm muitas calorias. Assim sendo, é importante que quando cuida do seu coração, beba álcool com moderação.

Stress

Apesar do stress poder não estar diretamente relacionado com problemas sérios de coração, infelizmente, o modo como alguns de nós lidam com o stress, como fumar, erros alimentares e beber demasiado álcool, afeta a saúde do coração. Assim sendo, é importante aprender a lidar com o stress de uma forma saudável, como por exemplo manter-se ativo, mantendo uma alimentação saudável e aprendendo a relaxar. 

Este site está repleto de ideias e dicas que o ajudam a fazer pequenas mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida, que podem fazer a diferença na saúde do seu coração e na sua qualidade de vida.